Pedagogia 4º A

Pedagogia 4º A

segunda-feira, 30 de maio de 2011

HAPPY FEET


















Este filme aborda tema como: meio ambiente, bullying,  preconceito, inclusão social, solidariedade, amizade, valores culturais/moral e ética, família...
Na nação dos pinguis imperador que moram na Antártica, a vida se resume basicamente a cantar. Isto causa grande preocupação para Mano (Mumble, em inglês), diferente de todos os pingüins ele não sabe cantar e sim sapatear, para o espanto de todos, inclusive de seu pai, Memphis, que diz que "isso não é coisa de pingüim”. Apaixonado por Glória, mas sem ter como conquistá-la, já que os pingüins fazem isso através da música, Mano se afasta de seu bando e conhece outra espécie de pingüins, os Adelie. Através de seus passos de dança ele acaba formando amizade com esse grupo de pingüins. Mas Mano não desiste de viver entre sua espécie, e tentará mostrar que a dança pode mover montanhas. Nisso, ele sai para uma busca para descobrir o que acontecia com os peixes que estavam sumindo. No final, ele descobre que são os humanos que estão acabando com os peixes.




Direção: George Miller
Gênero: Animação, Musical
Duração: 98 min
Ano: 2006




"Ótimo filme, crianças e adultos se encantam com este enredo. Excelente filme para se trabalhar em sala de aula. Visa muito as diferenças, amor de mãe e pai, amizade, muitas crianças captam a mensagem do filme e se identificam com o mesmo! Podemos gera conversas como bullying que ultimamente é o assunto mais comentado no mundo em relação aos estudantes que sofrem com isso. Recomendo concerteza este filme."







Link para baixar este filme:

terça-feira, 24 de maio de 2011

Inteligência Artificial

O filme aborda temas como: tecnologia, valores culturais/moral e ético.
Após perderem o seu único filho, Mônica e Henry Swinton decidem integrar-se a um novo projeto para testar um inovador tipo de Meca, com um sistema avançado que permite-lhe ter sentimentos como um humano. Ele se chama David. Quando o filho do casal milagrosamente resiste à morte, Mônica e Henry decidem que devem devolver o Meca, fadado à destruição por ele estar comercialmente inutilizado. Afeiçoada ao jovem robô, Mônica decide soltá-lo ao mundo ao invés de entregá-lo ao seu destino, iniciando assim uma longa jornada de David em busca do amor de sua 'mãe'.



Direção: Steven Spielberg
Duração: 146 min
Gênero: Ficção Científica
Ano: 2001





"O essencial está na ótima mensagem de até onde o amor humano pode chegar. Concerteza a maioria das pessoas que assistirem esse filme se identificarão de  certa forma pelo motivo da história ser baseado por uma família, instinto materno, decisões difíceis que devemos tomar. Esse filme enfatiza muito o sentimentalismo, por meio de uma "criatura tecnológica". Podemos dizer que trata- se de abandono, pois, o "menino robô" foi abandonado por sua mãe humana."






Link para baixar o filme:
http://www.filmes-rmvb.org/2008/02/ai-inteligncia-artificial.html

A Onda

O filme aborda o tema fascismo, preconceito, valores culturais/moral e ética.
A Onda, Die Welle, é um filme realizado [dirigido] na Alemanha em 2008 por Dennis Gansel. Um professor amante de rock e com simpatia pelo anarquismo − personagem apesar de tudo frequente e revelador dos anseios frustrados de antigos estudantes insubmissos que acabaram por integrar o rebanho − foi encarregado pela directora da escola de dar um curso sobre os regimes autocráticos. Na Alemanha, inevitavelmente, o fascismo iria ser o tema dessas aulas, e como ninguém queria ouvir mais uma vez as banalidades de sempre sobre o Terceiro Reich e a culpabilidade alemã, o professor decidiu romper a barreira do desinteresse procedendo a uma experiência pedagógica. Propô-la aos alunos e eles aceitaram. Durante uns dias, o professor obrigaria os alunos, com o consentimento deles, a cumprirem os rituais físicos da disciplina de massas, esperando que eles aprendessem assim o conretor: Dennis Gansel.




Diretor: Dennis Gansel
Duração: 106 min.
Gênero: Drama
Ano: 2008






"Como a maior parte dos filmes europeus, ele não é desproposital. Por trás de sua excelente história, temos uma excelente mensagem à respeito da possibilidade de urgir novos movimentos autocráticos, como os organizados por Hitler e Stalin, onde todas as decisões são tomadas por um único ser, que detém o poder absoluto sob uma nação, que por sua vez aceita tudo de bom grado.O personagem principal é do tipo professor descolado e que todos os alunos gostam, com sua camiseta de banda punk , planeja ministrar a semana de disciplina eletivas com o tema anarquia. Porém, o diretor acaba por lhe dar um tema diferente do que foi  planejado e agora ele terá que lecionar o tema autocracia. Por meio do tema nazismo surge uma discussão na classe de como a insanidade proveniente do nazismo poderia ser explicada.A primeira forma aplicada na sala de aula é o poder através da disciplina: para isto o professor exige que mantenham a postura ereta, que se levantem quando dirigirem-lhe a palavra, assim como lhe tratarem somente pelo sobrenome. Também exige que as perguntas e respostas sejam breves e objetivas.Todos passam a gostar da brincadeira, afinal todos falam a mesma língua e todos sentem fazer parte de um todo maior. Logo a segunda forma é aplicada: o poder por meio da união. 
Numa sociedade cada vez mais ambivalente em termos de valores culturais, isentos de qualquer tipo de ordenação e cada vez mais descaracterizadas, basta uma pessoa com carisma suficiente a oferecer um sentido de ordem, unidade e identidade a um grupo, que facilmente moverá massas. Crítico sem nunca cair no burlesco " A Onda" é um pequeno grande filme a ser descoberto antes que se desvaneça no oceano de oferta cinematográfica que aí vem."






Link para baixar o filme:



O homem Bicentenário

O filme fala de tecnologia, preconceito e de certa forma inclusão.
 O filme O Homem Bicentenario nos mostra um lado do robô que não imaginamos que exista: o lado humano, auto-didata, motivado, que busca a liberdade acima de tudo.
Em 2005, uma família americana compra um novo utensílio doméstico: o robô chamado Andrew interpretado pelo ator Robin Williams, para realizar tarefas domésticas simples. Entretanto, aos poucos o robô vai aprensentando traços característicos do ser humano, como curiosidade,sentimentos, inteligência e personalidade própria.O início da saga de Andrew em busca de liberdade e de se tornar, na medida do possível, humano.


Diretor: Chris Columbus.
Duração : 130 min.
Gênero :Ficção Cientifica.
Lançamento: 1999(EUA).

 "Isso torna-se um pouco engraçado não acha? Os Humanos em busca de novas técnologias, e o robô em busca da liberdade, em busca da vida humana. Bom acho que não damos o devido valor a nossa vida a nossa liberdade, quer dizer que nunca estamos satisfeitos com nós mesmos então buscamos a perfeição, mas a perfeição não está nas máquinas e sim em cada um de nós, podemos dizer que somos seres preguiçosos incapazes de se esforçar para uma vida, para uma sociedade melhor. Enfim, não somos dignos da nossa espécie".




 É um excelente filme para se trabalhar valores em escolas, este é um link para baixar o filme:
http://uaisodownload.com/2009/08/25/download-o-homem-bicentenario-dublado-dual-audio/

segunda-feira, 23 de maio de 2011

A Cura

O Filme relata o preconceito.
Erik (Brad Renfro) é um garoto solitário que supera todas as barreiras que o preconceito ergueu e se torna o melhor amigo do seu vizinho, Dexter (Joseph Mazzello), um garoto de 11 anos que tem AIDS. Erik se torna muito ligado a Linda (Annabella Sciorra), a mãe de Dexter, e na verdade fica mais próximo dela que da sua própria mãe, Gail (Diana Scarwid), que é negligente com ele e quase nunca lhe dá atenção. Quando os dois garotos lêem que um médico de Nova Orleans descobriu a cura da AIDS, os meninos tentam chegar a este médico para conseguir a cura.


Diretor: Peter Horton
Duração : 110 min
Gênero : Drama.
Lançamento :1995 (EUA).


"O filme passa uma história comum, ou seja, a realidade. Quantas crianças sofrem com preconceito? E não digo só as crianças, mas sim a humanidade. Se é gordo, deficiente visual, auditivo, paraplégico, se é auto demais, se é baixo demais, se não nasceu com uma beleza exuberante também sofre preconceito, se não é inteligente também sofre preconceito, se é negro ou branco demais, se é pobre, gay ou lésbica, se é indígena, se tem DST... Hoje em dia as pessoas estão um pouco tolerantes, porém o preconceito ainda é um assunto mundo forte para se tratar nas escolas, por meio da comunicação, informação e conhecimento que temos.Como já havia dito estamos tentando tratar deste assunto até hoje só mudou o nome para inclusão social."




Link do filme:
http://www.telona.org/a-cura-dvdrip-xvid-legendado/

Sarafina

 O filme aborda o preconceito, a inclusão social.
                                                                Sarafina é uma aluna negra, que relata a história sobre a forma de uma carta dirigida a Nelson Mandela e que, como tantos outros adolescentes, se sente revoltada face às injustiças do sistema. Um sistema que as incentiva a estudar para terem uma hipótese de vida mas que nunca lhes explica declaradamente que nunca terão uma hipótese de igualdade social.



Diretor:  Darrel James  Roudt
Duração: 96 min
Ano :1993

" É difícil pensarmos que as pessoas são excluídas do meio social em razão das características físicas que possuem, como qualquer outra, como cor da pele, cor dos olhos, altura, peso e formação física. Já nascemos com essas características e não podemos de certa forma ser culpados por tê-las.
A inclusão está ligada a todas as pessoas que não tem as mesmas oportunidades dentro da sociedade. Mas os excluídos socialmente são também os que não possuem condições financeiras dentro dos padrões impostos pela sociedade, os idosos, os negros e os portadores de deficiências físicas, como cadeirantes, deficientes visuais, auditivos e mentais. Podemos dizer que inclusão social é uma forma de tratar o preconceito, mas desta vez com um nome diferente, a questão é : Será que só basta mudar o nome?"

 

Link para baixar o filme: