Pedagogia 4º A

Pedagogia 4º A

terça-feira, 24 de maio de 2011

A Onda

O filme aborda o tema fascismo, preconceito, valores culturais/moral e ética.
A Onda, Die Welle, é um filme realizado [dirigido] na Alemanha em 2008 por Dennis Gansel. Um professor amante de rock e com simpatia pelo anarquismo − personagem apesar de tudo frequente e revelador dos anseios frustrados de antigos estudantes insubmissos que acabaram por integrar o rebanho − foi encarregado pela directora da escola de dar um curso sobre os regimes autocráticos. Na Alemanha, inevitavelmente, o fascismo iria ser o tema dessas aulas, e como ninguém queria ouvir mais uma vez as banalidades de sempre sobre o Terceiro Reich e a culpabilidade alemã, o professor decidiu romper a barreira do desinteresse procedendo a uma experiência pedagógica. Propô-la aos alunos e eles aceitaram. Durante uns dias, o professor obrigaria os alunos, com o consentimento deles, a cumprirem os rituais físicos da disciplina de massas, esperando que eles aprendessem assim o conretor: Dennis Gansel.




Diretor: Dennis Gansel
Duração: 106 min.
Gênero: Drama
Ano: 2008






"Como a maior parte dos filmes europeus, ele não é desproposital. Por trás de sua excelente história, temos uma excelente mensagem à respeito da possibilidade de urgir novos movimentos autocráticos, como os organizados por Hitler e Stalin, onde todas as decisões são tomadas por um único ser, que detém o poder absoluto sob uma nação, que por sua vez aceita tudo de bom grado.O personagem principal é do tipo professor descolado e que todos os alunos gostam, com sua camiseta de banda punk , planeja ministrar a semana de disciplina eletivas com o tema anarquia. Porém, o diretor acaba por lhe dar um tema diferente do que foi  planejado e agora ele terá que lecionar o tema autocracia. Por meio do tema nazismo surge uma discussão na classe de como a insanidade proveniente do nazismo poderia ser explicada.A primeira forma aplicada na sala de aula é o poder através da disciplina: para isto o professor exige que mantenham a postura ereta, que se levantem quando dirigirem-lhe a palavra, assim como lhe tratarem somente pelo sobrenome. Também exige que as perguntas e respostas sejam breves e objetivas.Todos passam a gostar da brincadeira, afinal todos falam a mesma língua e todos sentem fazer parte de um todo maior. Logo a segunda forma é aplicada: o poder por meio da união. 
Numa sociedade cada vez mais ambivalente em termos de valores culturais, isentos de qualquer tipo de ordenação e cada vez mais descaracterizadas, basta uma pessoa com carisma suficiente a oferecer um sentido de ordem, unidade e identidade a um grupo, que facilmente moverá massas. Crítico sem nunca cair no burlesco " A Onda" é um pequeno grande filme a ser descoberto antes que se desvaneça no oceano de oferta cinematográfica que aí vem."






Link para baixar o filme:



Um comentário:

  1. Gosto da temática deste filme, gosto do discurso feito pelo professor Rainer Wenger, e gosto da forma que os alunos vão inalando tudo. Ao contrário de alguns internautas que insistiam em dizer que era impossível alguém deixar-se levar tão instantaneamente, eu digo que o filme é de uam fatalidade e de uma realidade assombrosa -triste mas real.

    ResponderExcluir